Literatura no Globo

Oii estrelinhas, tudo bom? Hoje eu quero falar sobre um desafio que eu fiz para mim mesma e será uma das metas para 2021. Pesquisando mais, cheguei a algumas conclusões interessantes e quero compartilhar com vocês. Vamos lá?


O QUE É E COMO FUNCIONA?

O desafio é ler um livro de cada país do mundo, sem data de início ou término. Vou procurar sempre livros em português ou espanhol, já que são as línguas que mais domino, mas se precisar me viro com o inglês também kkkk. Também não vou considerar leituras antigas, só entram para o desafio livros lidos a partir de hoje (04/12/2020). Tá, considerando que são 198 países isso parece meio radical, mas eu não li com o olhar que tenho hoje, sabe? Mas, de qualquer jeito, essa é uma opção minha e cada um pode adaptar da maneira que preferir <3

Como minha ideia é viajar o mundo através da literatura, vou escolher livros que se passem no país sorteado, claro, e que também representem a vida e a cultura daquele povo. A preferência, sempre vai para escritores nativos, mas podem ser feitas exceções caso não encontre nenhum livro acessível. Por falar nisso, se eu não achar algum livro do país, vou deixar anotado e volto nele mais tarde.

Ah, e mais tarde também pretendo expandir o projeto para outros tipos de arte: Música, arquitetura, dança, cinema, quanto mais melhor! Conforme for desenvolvendo essa ideia trago atualizações para vocês!

 

QUANTOS PAÍSES EXISTEM NO MUNDO?

Existem muitas classificações para chegar a um número absoluto de países, a maior parte das fontes varia entre 193 e 206. Para usar de fontes confiáveis e ao mesmo tempo não excluir ninguém, resolvi adotar o modelo de 198 países, inspirado no blog Viaggiando. Serão considerados os 193 membros da ONU, seus dois estados observadores (Palestina e Vaticano), Kosovo, Saara Ocidental e Taiwan.


Fonte: Brasil Escola


MAS E ESSE TAL DIÁRIO DE BORDO?

E para ajudar nessa empreitada, fiz um diário de bordo para nos acompanhar. Tem duas versões, uma digital, no Excel, e uma em PDF, para quem preferir imprimir. Vou explicar rapidinho sobre cada uma, mas qualquer dúvida ou problema podem sempre me chamar! Só peço que, por favor, não corte os créditos na hora de imprimir ou compartilhar, pois o template é original do refúgio e deu bastante trabalho para preparar kkkk

  • Versão digital: É uma planilha simples no Excel, fácil de mexer e não exige conhecimento aprofundado da ferramenta. Nela, tem a lista completa dos países por ordem alfabética (para pesquisar algum em específico é só usar o atalho Ctrl+L) e os campos para completar: título, autor, data da leitura e um espaço para comentários. Por fim, tem um espaço para colocar a avaliação e os símbolos (1 a 5 estrelas e um coração para favoritos) do lado, então é só copiar e colar de acordo com a classificação!
  • Versão física: Sinceramente, é a minha favorita, ficou tão fofinha kkkk. Imprimindo tudo frente e verso dá mais ou menos 20 páginas, e se encadernar depois de pronto fica uma graça! Na parte inicial do PDF temos a capa, uma folha de abertura, o passaporte (países separados por região – sim, eu sei que Oriente Médio não é um continente – e em ordem alfabética). Então, vem uma folha com 9 “divisórias” para preencher com as informações do livro. 11 folhas frente e verso dá os 198 países certinho (considerando que a frente caiba 9 livros e no verso mais 9)! A parte final conta com uma folha de encerramento, uma de despedida e a contracapa. Em um anexo à parte, tem uma cartela de “adesivos” que retratam um pouquinho da diversidade cultural desse mundo. Então, é só recortar e colar para personalizar seu diário de bordo, solte a imaginação para deixá-lo com a sua cara!


COMO ACOMPANHAR O DESAFIO?

Bom, aqui no blog vai ter uma aba lá em cima só para os posts do desafio. Não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nada! Lembrando que as notificações geralmente caem na aba “social”, mas provavelmente tem como mover para a guia principal do email.

Pra acompanhar essa viagem mais de pertinho e ver os bastidores do refúgio, é só seguir a gente lá no insta! Geralmente posto resumos das resenhas no feed e vou fazendo comentários e making off nos stories. Também tem a #literaturanoglobo, feita exclusivamente para esse desafio!

Ah, e se alguém topar participar e quiser postar alguma coisa, não esquece da hashtag e de marcar o refúgio! Mal posso esperar para encontrar novos companheiros para essa jornada!

 

POR QUE DECIDI COMEÇAR ESSE PROJETO?

Viajar pelo mundo sempre foi um sonho meu, tiveram três influências principais que me impulsionaram a iniciar esse projeto: o ano de 2020, meu repentino interesse por Excel e um evento da TAG Livros. Meio aleatório, né? Mas acho que depois de explicar vai fazer mais sentido kkkk.

Primeiro, o mais complexo: 2020, um ano que, para mim, gira em torno de mudanças. Escola nova, pessoas novas, professores novos, lugares novos. Tudo mudou de uma hora para a outra, muito rápido e muitas vezes. E em meio ao caos eu me encontrei, muito disso com a ajuda de pessoas que conheci. Mas esse assunto fica para outra hora. O que importa é que isso me mudou e ampliou minha visão de mundo. E então a pandemia, a mudança da vida como conhecemos.

A quarentena e o consequente isolamento social me deu tempo para pensar. Sabe o conceito de carpe diem? Aproveite o momento? Então, pensei muito sobre isso. Também vou deixar para explicar melhor em outro momento, mas resumidamente eu refleti muito sobre tudo que eu sonho fazer e o que eu não aproveitei tanto quanto deveria. E com toda a certeza viajar pelo mundo foi um dos temas que mais rondou minha mente. Guarda essa informação e vem comigo pro segundo tópico!

Fonte: TAG Livros

Mudando um pouco a ordem cronológica, vou falar do estopim para o início do projeto: As páginas vibrantes da América Latina, evento virtual organizado pela TAG Livros em novembro. Que coisa mais linda! Até o momento, foram 4 mesas de conversa sobre os mais variados assuntos e a cada live eu fiquei com mais e mais vontade de me aprofundar na literatura latino-americana. Essa foi a gota d’agua: saí da primeira palestra já pesquisando sobre como poderia montar e organizar o Literatura no Globo.

Por fim, a influência mais aleatória: Esse ano eu comecei a estudar mais sobre Excel e tive a ideia de fazer uma planilha com as minhas leituras do ano. Então, além da “lista básica”, fiz gráficos e tabelas organizadas por diversas informações. Dentre os principais critérios estavam o ano de publicação, número de páginas, gênero do autor e país de origem. Olhando para meu mapa, fiquei meio chocada: dos 74 livros que li em 2020 até esse momento, 38 eram dos Estados Unidos, um livro a mais que a metade. Descontando os 12 brasileiros e 6 ingleses, sobram apenas 18 livros (aprox. 24%) de outras nacionalidades.

Print do meu mapa de leituras no Excel (data: 04/12/2020)

Por mais triste que seja, essa é uma tendência do mercado editorial e não só no Brasil. Sabia que no Reino Unido apenas 4,5% da ficção, dramaturgia e poesia são traduzidos de outras línguas? Isso é limitante. É muito pouca coisa, um mundo inteiro fica de fora. Então te convido a refletir: De que países são os livros na sua estante?

Sempre tive uma ligação muito forte com a cultura, quero conhecer a origem e as tradições de cada lugar que conheço. Então ando pensando muito sobre isso, principalmente se considerar que estou trancada em casa há pelo menos 8 meses. E é por isso que decidi unir o útil ao agradável: por que não começar meu sonho de conhecer o mundo pela literatura?

Ok, ok, eu sei que não é a mesma coisa que realmente conhecer cada país. Mas, já que é difícil (quase impossível) conhecer todos os lugares do mundo, pelo menos eu conhecerei um pouco através da arte. E uma vantagem da leitura, em específico, é a empatia. Muitas vezes, o turismo não te mostra o cotidiano daquelas pessoas, não te mostra suas batalhas diárias ou o que moldou aquele povo. A literatura sim. Com ela, podemos viajar do passado ao futuro, viver na mente dos personagens e ver o mundo através de seu olhar. E isso, unido ao meu gosto pela leitura, me fez iniciar essa viagem pelos livros.

 

QUAIS FORAM MINHAS INSPIRAÇÕES?

Pesquisando na internet, descobri que não sou a única com esse desejo. A escritora britânica Ann Morgan decidiu ler algo de cada país no período de um ano. Além de escrever um blog (lá tem a lista completa dos livros do desafio, se precisar de inspiração vale dar uma olhada!), ela deu uma palestra no TED Talks falando sobre a experiência. Ann conta que, apesar de ler muito, ela se descobriu uma “xenófoba literária desinformada” (inclusive, gostei muito desse termo, talvez vire um devaneio mais pra frente kkk). Aqui no Brasil, acho que a maior referência é o blog Viaggiando. O volta ao mundo em198 livros é semelhante ao de Ann, mas sem data de término. Da última vez que vi, a Camila já tinha lido mais de 150 livros de países diferentes. Incrível, né?!

P.S.: O blog janelas abertas fez uma entrevista com ela sobre o projeto e como ele impactou na sua vida, vale muito a pena dar uma olhada! Depois de ler a entrevista fiquei ainda mais ansiosa para começar o projeto!


E foi isso, estrelinhas, espero que tenham gostado desse desafio! Da minha parte garanto que estou muito ansiosa para começar! Quem topa me acompanhar nessa jornada? Beijos e até a próxima!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. GENTE AMEI, sei que estou um pouco atrasada, mas ja quero fazer o desafio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for fazer e postar alguma coisa, me marca! Vou adorar acompanhar!

      Excluir